Na publicação anterior falamos um pouco sobre as oleaginosas, e acabamos abordando sobre as gorduras.
Então, hoje viemos aqui para esclarecer a diferença entre elas. Afinal, fazem bem ou mal a nossa saúde?
As gorduras, além de serem fonte de energia, são essenciais para a síntese de hormônios, absorção e armazenamento de algumas vitaminas (A, D, E e K, mais especificamente). Existem três tipos de gorduras que estão presentes nos alimentos:
Saturadas - encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, nata, manteiga, a qual quando consumida em excesso pode provocar o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguíneos.
Monoinsaturadas - contidas em sua maior parte em alimentos de origem vegetal, como azeite, óleos, abacate e sementes oleaginosas. Elas aumentam o HDL e estimulam a redução do LDL.
Poli-insaturadas - as quais contemplam os ômegas 3 e 6 - encontradas também nas oleaginosas, linhaça, em alguns grãos, peixes e frutos do mar. Estas por sua vez, auxiliam na redução do LDL, porém também promovem a redução do HDL, o colesterol bom.
O que podemos constatar, é que não existe nenhuma gordura vilã ou mocinha. Nenhuma que seja preciso passar longe ou acrescentar religiosamente em toda refeição consumida. E sim, que devemos ter cautela e variação entre o consumo destes três tipos, através de uma alimentação diversificada, pois todas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.
Escrito por:
Caroline Scherner
Nutricionista | CRN-2 12603
carolinescherner@hotmail.com
(54) 99954-4253